HOME
Diário do Gatinho Eros 2009


Informo os meus leitores que toda a documentação existente neste Folheto Cultural foi recolhida da WIKIPEDIA com algumas alterações efectuadas por mim, nomeadamente no Português.

FOLHETO I - Evolução do gato doméstico

A história do gato-doméstico remonta à Antiguidade, segundo biólogos e historiadores. Esses felinos têm acompanhado os homens a tanto tempo que é possível afirmar que a sua história, em certos pontos, chega a se confundir com a própria história da humanidade .


EVOLUÇÃO
Miacis, o mais antigo ancestral dos gatos conhecido atualmente

Os gatos-domésticos atuais são uma adaptação evolutiva dos gatos-selvagens africanos, o que faz com que estes possuam diversas características em comum com os grandes felinos selvagens, como o hábito de caminhar silenciosamente usando suas almofadas plantares, as avançadas técnicas caça e as presença de unhas retráteis. No entanto, cruzamentos entre diferentes espécimes os tornaram menores e menos agressivos aos humanos, atendendo assim ao objetivo de se criar um animal de pequeno porte, capaz de caçar roedores e viver nas  mesmas habitações que os homens.



Dinictis: um dos primeiros felinos.

O seu mais antigo ancestral conhecido é o Miacis, mamífero que viveu há cerca de 40 milhões de anos, no final do período paleoceno, e possuia o hábito de caminhar sobre os galhos das árvores. A evolução desse animal deu origem ao Dinictis, animal que já possuia a maior parte das características presentes nos felinos atuais.

A sub-família Felinae, que agrupa os gatos-domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos, expandindo-se à partir da África até alcançar as terras onde atualmente está o Egito. Inclusive, foram os egípicios o primeiro povo a adotar os gatos como animais de trabalho e estimação.
......CONTINUA.....

Voltar para o   DIÁRIO DO GATINHO EROS 2009
ENVIAR e-mail