HOME
Diário do Gatinho Eros 2009


Informo os meus leitores que toda a documentação existente neste Folheto Cultural foi recolhida da WIKIPEDIA com algumas alterações efectuadas por mim, nomeadamente no Português.

FOLHETO II - Os Gatos na História - 1ª Parte

1ª PARTE
Quando as populações deixaram de ser nómadas, a vida das pessoas passou a depender substancialmente da agricultura. Foi nesse momento que os gatos vieram a fazer parte do quotidiano do ser humano. Por possuir um forte instinto caçador, esses animais exerciam uma importante função na sociedade: acabar com os ratos e camundongos, que invadiam os silos de cereais e outros lugares onde eram armazenados os alimentos.



Uma estatueta de um gato, feita no Egipto, representando a deusa Bastet

Registos encontrados no Egipto, como gravuras pinturas e estátuas de gatos, indicam que a relação desse animal com o homem tiveram início há cerca de 9.500 anos. Elementos encontradas em escavações indicam que, nessa época, os gatos eram venerados e considerados animais sagrados.
Bastet (Bast ou Fastet), a deusa da fertilidade e da felicidade, considerada benfeitora e protectora do homem, era representada como uma mulher com cabeça de gato e frequentemente figurava acompanhada de vários outros gatos em seu entorno.

Na verdade, o amor dos egípcios por esse animal era tão intenso, que havia leis proibindo que os gatos fossem "exportados". Qualquer viajante que fosse apanhado a traficar um gato era punido com a morte. Quem matasse um gato era punido da mesma forma, e, em caso de morte natural do animal, seus donos deveriam usar trajes de luto.
....CONTINUA....

Voltar para o DIÁRIO DO GATINHO EROS 2009


ENVIAR e-mail
mmsantos.ms@gmail.com